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Layout de farmácias: saiba como organizar os produtos de forma estratégica

Layout de farmácias: saiba como organizar os produtos de forma estratégica
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Categorias: Gestão

Se você possui um negócio farmacêutico, precisa saber que o layout de farmácias, ou seja, como você organiza os seus produtos, é muito importante para as suas vendas. 

Na hora de organizar a sua loja, você precisa pensar no seu público alvo e em como expor a eles os produtos que eles querem comprar. Pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece. 

No fim das contas, isso faz toda diferença nas vendas da sua loja no final do mês. Então, leia esse artigo até o final para organizar os produtos da melhor forma possível.

 

Como o layout de farmácias pode afetar a sua rentabilidade? 

O layout das farmácias é mais importante do que muitas pessoas pensam. Pois, ele pode influenciar, e muito, a decisão de compra do cliente. 

A maneira que você escolhe expor os seus produtos afeta também como o cliente os vê, e isso faz toda diferença na hora da tomada de decisão dele. Um layout pode favorecer a compra, enquanto outros podem desfavorecer. 

Por isso, é preciso entender como os seus produtos devem ser organizados para ter o maior aproveitamento dos clientes. Ou seja, para que um número maior de clientes que entra na sua farmácia saia de lá com, pelo menos, alguma compra nas mãos. 

Precisamos levar em consideração a jornada de compra do cliente. A jornada de compra é tudo que acontece desde que o cliente toma a decisão de entrar na loja, até realmente efetuar a compra. 

Você precisa identificar quais são os pontos quentes e frios da sua farmácia, em todo o caminho. Desde a entrada da loja até o caixa para a realização do pagamento. 

Quando falamos de ponto quente e ponto frio, estamos falando em pontos em que o cliente fica mais tempo. Até mesmo interage com os produtos e os pontos em que ele passa direto. 

É preciso reconhecer quais são esses pontos para montar uma organização que seja favorável para a decisão de compra. 

Além disso, é preciso pensar também na disposição das prateleiras e dos produtos de acordo com os possíveis clientes que você possa ter. Por exemplo, produtos para bebês ou crianças devem ficar em um local pensando que a pessoa que vai comprar pode ser uma mulher grávida. 

Ou até mesmo um homem ou mulher com carrinho de bebê. Nesses casos, o produto deve ficar em um local acessível e sem obstáculos no caminho. 

 

Dicas estratégicas para o layout da sua farmácias

Então, o seu objetivo é fazer de tudo para tornar a jornada de compra do cliente mais fácil. Ou seja, monte o espaço para levar o cliente até onde ele realmente deseja ir, sem problema algum. 

É preciso ser um ambiente tranquilo, sem estresse ou dificuldade. De preferência intuitivo, para que o cliente escolha fazer a compra ali.

1. Organize de acordo com o tipo de farmácia 

Quando falamos em modelo de negócio, é porque existem diferentes tipos de farmácias. Portanto, cada tipo de farmácia deve ter um layout diferenciado, pois é voltada para um público diferente. 

As farmácias tradicionais são aquelas que tem como foco realmente os medicamentos. Nesse caso, a organização deve ser pensada dividindo os medicamentos com receita ou sem receita. 

A organização desta farmácia é feita com um balcão, e atrás dele ficam os remédios que precisam de receita para serem consumidos. Nas prateleiras e gôndolas ficam aqueles que não precisam. 

São os remédios que são mais comuns de tomarmos no dia a dia, como remédio para dor de cabeça e gripe, por exemplo. É importante você colocar à vista do paciente tudo aquilo que ele pode comprar por impulso. 

Ou seja, aqueles remédios que são considerados bons de se ter em casa. Mas, existem também as farmácias que são consideradas de conveniência. 

Nelas, o foco não são necessariamente os medicamentos, mas também oferecer produtos do dia a dia, como produtos odontológicos. Pois, são localizadas normalmente em pontos estratégicos como shoppings e postos de gasolina. 

Assim, elas servem também como uma loja de conveniência, servindo para quem precisa comprar alguma coisa de última hora. Para elas, é preciso levar em consideração a sua localização. 

Por exemplo, em um posto de gasolina, coloque a mostra produtos que os viajantes podem querer. Já em um shopping, pode ser que o foco seja os produtos de beleza, como cremes e maquiagens. 

Tudo depende do contexto em que a loja está inserida. Há também a farmácia de rede, que são aquelas grandes que tem em todos os lugares e tem muita variedade de produtos para oferecer. 

Então, por elas venderem de tudo, o importante é organizar a loja por categoria para o cliente achar o que deseja. 

2. Pense no seu público alvo 

O tipo de produto que você vende afeta muito o layout de farmácias. Mas, no fim das contas, o que realmente importa é o que o seu público alvo quer. 

Por isso, é muito importante conhecer bem quem é o seu público, quem são as pessoas que passam pela sua farmácia todos os dias e o que elas precisam. Para isso, pode ser uma boa ideia fazer uma pesquisa para você conhecer um pouco melhor essas pessoas. 

Assim que você identificar as principais características do seu público alvo, foque em um layout que vá agradar a eles. Esse layout pode ser pensado tanto pela faixa etária do público, ou pelos produtos que eles mais procuram. 

Coloque em destaque os produtos que o seu público alvo mais procura e libere o caminho deles até esses produtos. É muito importante destacar aquilo que o seu cliente pode querer comprar. 

Pois, muitas vezes, a pessoa entra na farmácia para comprar um remédio e acaba comprando outra coisa, pois vê no caminho até o balcão de remédios. Pense nisso e organize de acordo com as suas necessidades. 

Então, organizar o layout de farmácias de forma estratégica para ter o maior número de vendas não apenas aumenta a conversão da sua loja. Isso também, melhora a experiência do consumidor dentro dela.

Assim, os clientes irão consumir mais produtos ao entrar na sua farmácia. Uma vez que ela oferece uma boa navegação o tornando mais receptivo naquele ambiente.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe também com seus colegas e equipe para colocar as dicas em prática o quanto antes! 

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